Blog – expoLAB

No inicío era…o Moodboard

Então você precisa começar um projeto (de design, moda, embalagem ou qualquer outro) e é chegada aquela hora de criar uma ideia genial, original e que atenda ao cliente. E ai? Vai fazer o que?! (É fantástico..PAM! Não, pera…)

Tudo na vida e no planeta terra precisa de um início, correto? Uma orientação, um primeiro passo. Nos projetos de Arquitetura não é diferente. Esse pequeno passo tão grande para a humanidade atende pelo nome simpático de Moodboard ou Painel de Referência.

Nesse painel terão referências (tandãããm) de cores, acabamentos, texturas e técnicas construtivas que vão direcionar o partido arquitetônico do projeto. É um mural que reúne imagens que vão traduzir o tipo e o foco do projeto.  

As imagens do moodboard podem ser reunidas da forma que o projetista/designer achar melhor e necessária. As composições podem ser:

editadas e diagramadas no photoshop ou illustrator (a composição pode estar na apresentação do projeto para o cliente em reunião depois):

montadas em uma mesa e fotografadas (para posterior edição):

desenhadas, pintadas e com recortes do layout:

Existem diversos layouts para a composição do Moodboard, vai depender da quantidade de referências escolhidas e da hierarquia que elas estarão apresentadas, dando margem para diversas diagramações, olha só!

Agora, que tal um pequeno exemplo analítico de um moodboard com o resultado final de um projeto de arquitetura de interiores? #PARTIU!

Projeto: Espaço de recreação e leitura para crianças.

Resultado: um espaço divertido, colorido, aconchegante, com mobiliário ao alcance para o aprendizado.

E por último: o moodboard arquitetônico pode ser organizado por categorias de estudos de pisos, revestimentos, paletas de cores, móveis, estampas, iluminação e outros detalhes necessários para o projeto. Desta forma fica mais fácil de decidir a melhor ideia para o projeto.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Avatar

Alfredo Galamba