Blog – expoLAB

Mudanças da ESRB, ajuda os pais a proteger seu filho de transações indesejadas no jogos.

Você sabe o que é a ESRB?

Muita gente não sabe, mas podemos explicar. A ESRB é a sigla para “The Entertainment Software Rating Board”, traduzindo… Ele é um órgão responsável em avaliar e classificar o nível de maturidade nos jogos.

A ESRB publicou em seu twitter no dia 27/02/2018, que vai aplicar uma rotulagem nova,  especificamente em jogos que contem transações digitais, que utilizam moedas do mundo real.

O novo rótulo aparecerá separado do rótulo de classificação ESRB familiar (T-for-Teen (14 anos +), M-for-Mature (17 anos +), etc.) e não dentro dele.

Rotulo utilizado pela ESRB em Jogos.

O intuito da criação de um novo rotulo é para alertar os pais de crianças que utilizam jogos que contém qualquer tipo de transação dentro dele. seja itens, musicas adicionais, season pass, upgrades, moedas virtuais, e loot box (ainda não sabe oque é? temos um outro artigo para você ler e ficar por dentro).

Foi reforçado a prioridade que a ESRB coloca nos controles parentais que os consoles (PS4, XOne, Switch) e outros dispositivos tem, e a recomendação de que os pais criem e gerenciem subcontas sobre elas ao invés de permitir que as crianças usem a conta principal de um serviço. Esse será um foco da campanha de divulgação da ParentalTools.org.

Fonte: Parental Tools

No console Nintendo Switch, é possível encontrar a área de controle parental, com vídeo e informações para alertar como a funcionalidade pode ser utilizada.

Fonte: Nintendo

É necessário fazer com que os pais percebam oque os seus filhos estão jogando, e ficar atento aos rótulos, pois no final isso pode se tornar uma grande dor de cabeça, já que a crianças podem realizar transações com os cartões de crédito da família.

Rennan Raffaele

Rennan Raffaele

Professor Universitário, Doutorando em Psicologia Cognitiva, Mestre em Game Design, formado em Jogos Digitais, e Mestre Pokemon nas horas vagas. Dedica parte do tempo salvando Hyrule e catando Korok seeds, com sua nova paixão chamada Nintendo Switch.