Blog – expoLAB

Estampa Ankara: Cada desenho, uma mensagem

Nesta reportagem, o estilista de Benin e estudante universitário Abbé Tossa, de 28 anos, mostra o seu sucesso no mundo da moda e o estilo de estamparia Ankara, comum na costa oeste da África. A presença de desenhos e fortes cores não é à toa: cada símbolo ilustrado, como flores ou pombas, trazem significados de paz e amor. A estamparia Ankara, na África, é amplamente utilizada em celebrações, como casamentos e batizados.

 

A estamparia Ankara é feita de cera africana, matéria-prima muito comum nas florestas africanas. A cera é usada para fazer tinturas em tecidos de algodão através de uma técnica chamada batik, que aplica a cera a tecidos inteiros. Normalmente, os tecidos são vendidos em 12 jardas como “peça completa” ou seis jardas como “meia peça” (Mais comum no Brasil essa metragem). Os africanos e africanas preferem as peças de roupa mais fechadas, de formas recatadas e sérias. Já os brasileiros e brasileiras gostam mais das peças com muitas fendas e decotes.

As estampas de cera fazem parte de um meio não verbal de comunicação entre as mulheres africanas e, por meio delas, levam sua mensagem para o mundo. Os tecidos de cera constituem bens de capital para as mulheres africanas. Portanto, eles são coletados dependendo das possibilidades financeiras. As roupas estampadas em Ankara até hoje são usadas como roupas formais por líderes, diplomatas e pelas elites locais.

Devido ao sucesso e à popularização desse tipo de estampa, e exatamente por esse tipo de tecido ser mais caro, hoje em dia já podemos ter versões digitais da estampa étnica. Mesmo não passando mais pelas técnicas a cera, seja o estilo africano ou holandês, as cores fortes e os desenhos marcados continuam passando as suas mensagem para o mundo.

Você quer aprender as técnicas e criar esse e outros estilos de estampas? A Expolab Escola de Economia Criativa tem o curso de Estamparia Digital, uma profissão cujo mercado está em expansão no Brasil. Quer saber mais? Clique aqui: http://expolab.com.br/cursos?c=320

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo