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Instagram para negócios: por que esse assunto deveria interessar a você

Que o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, isso todo mundo sabe. Essa rede social, que nasceu baseada nas imagens, teve um ganho de conteúdo com textos, emojis e hashtags. E em meio a tudo isso, claro que os usuários logo perceberam que um potencial de negócios estava nesta rede. Se rende para pessoas públicas, empresas e instituições, por que não poderia render pra gente?

Já falamos em outra ocasião como poderemos fazer de nossa página do insta um sucesso comercial tendo determinados padrões, como colocar o máximo de 20% de texto em uma imagem; um texto de 300 caracteres (com hashtags e tudo); padrões determinados de imagens, vídeos de, no máximo, um minuto e o recurso do carrossel.

De acordo com dados publicados no site oficial do SEBRAE, são publicadas 95 milhões de imagens por dia; 95% dos usuários também têm Face e/ou Twitter, 64% está na faixa etária de 18 a 34 anos e – uau! – Todo dia são realizadas 4,2 bilhões de curtidas.

E como poderemos trazer esses dados e informações a nosso favor?

Em primeiro lugar, seu Instagram deve trazer informações, curiosidades, conteúdo. Não podemos ficar apenas focados em preços, produtos e serviços. Organize um cronograma de publicações e se jogue na programação e produção de conteúdo. Crie um nome de usuário que seja facilmente conhecido pela sua clientela, de preferência o nome do negócio. Se já estão usando o nome, use ponto, traço ou underline pra diferenciar.

Capriche na Bio. Use a logomarca da empresa, faça uma biografia simples e direta, fazendo tópicos e usando emoticons. Adicione o link do site ou fanpage e se o seu negócio tiver perfis em outras redes como o Twitter, o Youtube ou o Pinterest, linke os perfis também. E claro, mude seu perfil para o tipo comercial (você muda nas configurações), pois ali poderemos acompanhar perfis, tráfegos e adicionar um botão de contato, pra o cliente logo chegar a você.

Para quem não pode contratar um fotógrafo profissional ou um designer, alguns aplicativos, como o Canva, por exemplo, podem ajudar na criação de layouts, modelos prontos e publicando na rede social que melhor convier. E sim, pode-se baixar no IOS ou no Android.

Taís Paranhos