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Reclames temáticos: A nostalgia a serviço do Marketing

Não foi a primeira vez que a Globo usou desse recurso com os patrocinadores, pois já havia intervalos comerciais temáticos na novela O Tempo não para e na sitcom Pais de Primeira. Mas desta vez, a ação teve uma fórmula a mais para o sucesso na TV, nas ruas e nas redes sociais: a nostalgia.

Na exibição do segundo capítulo da novela Verão 90, ambientada entre as décadas de 1980 e 1990, logo após a abertura, foi inserido um “intervalo comercial” da época, com o filme “Teste Cego” da Sadia (“Tá querendo me enganar, é?”). O canal CGFlix (link: ) registrou no Youtube e você vai ver a seguir:

A iniciativa não mexeu apenas com os telespectadores da novela, mas com o mercado publicitário. Isso porque a estética da novela em si quebra com os padrões “novela de época”, quase sempre ambientadas no século XIX ou nas primeiras décadas do século XX. Os adultos de hoje viveram a década de 1990 e as crianças e adolescentes acabam por ter a curiosidade despertada: “como seria viver em um mundo sem internet?” ou então “Se ouvia música naquelas bolachas enormes?”

Mas há um detalhe que não podemos deixar de registrar: sabe quem foi o termômetro desse sucesso? As redes sociais!!! Pois a novela pode ser em tempos totalmente analógicos, mas as iniciativas, as divulgações e os medidores de audiência são totalmente digitais.

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Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo