Blog – expoLAB

Conhecendo o Perfil Gamer Brasileiro

Você que gostaria de trabalhar no setor de jogos no Brasil, com certeza precisa conhecer a Pesquisa Game Brasil. Eles realizam pesquisas anuais, abordando o cenário atual do mercado de games, como hábitos de consumo nas principais plataformas de jogos.

Você conhece algumas dessas empresas de jogos abaixo? Pois é, todas elas utilizam as pesquisas realizadas pelo Pesquisa Game Brasil.

Algumas informações do perfil Gamer Brasileiro

A pesquisa de março 2018, aponta que 75,5% dos brasileiros jogam, independente da plataforma, jogos eletrônicos. As três plataformas mais utilizadas são:
Celular/Smartphone (84%);
Console (46%);
Computador (45%);

O publico feminino cresce a cada ano, mas as mulheres preferem ficar anônimas nos jogos online ou, simplesmente, não saem falando por aí o que jogam para não sofrerem assédio ou preconceito (até dos próprios pais).

Nos jogos mobile 75,5% aceitam baixar jogos que tenham anúncios, e 82,9% acham que anúncios atrapalham o jogo.

Videogame (Consoles) 
O videogame mais presente na casa dos brasileiros ainda é o Xbox 360, com 32%. Os consoles têm um ciclo de vida longo no Brasil, modelos antigos ainda estão presentes no topo da lista, enquanto os modelos novos conquistam espaço aos poucos ao longo dos anos.

O meio mais utilizado para comprar videogames foram grandes lojas físicas (varejo tradicional), apresentando 45,4% de adesão. Já 49,4% dos jogadores compram seus jogos no varejo online e que 35,6% compram nas lojas online das plataformas, mas as lojas físicas de varejo tradicional ainda é o preferido.

Computador
59,5% dos jogadores possuem laptop/notebook, uma grande significativa frente ao segundo colocado, os desktops, com 32,7%. já 49,4% dos jogadores compram seus jogos no varejo online e que 35,6% compram nas lojas online das plataformas, mas as lojas físicas de varejo tradicional ainda é o preferido. 26,2% dos homens jogos todos os dias, já apenas 19,9% das mulheres jogam todos os dias.

Hábitos Midiáticos dos jogadores
65,8% afirmaram que os jogos eletrônicos estão entre as suas principais formas de diversão. Ainda afirmaram (45,3%) que esta é a sua principal forma de diversão hoje, sendo isto verdade para 49,2% de homens e 41,8% de mulheres.

Atividades que os gamers realizam enquanto jogam

Os pais que se declararam gamers tendem a ter filhos que jogam mais jogos digitais e também costumam, em maioria, jogar com seus filhos, representando 98,1% dos pais participando da diversão com as crianças. Você joga com seu filho/pai? Conta pra gente!

Rennan Raffaele

Rennan Raffaele

Professor Universitário, possui Mestrado em Game Design pela UBI Portugal, formado em Jogos Digitais pela Unicap, e Mestre Pokemon nas horas vagas. Dedica parte do tempo salvando Hyrule e catando Korok seeds, com sua nova paixão chamada Nintendo Switch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *