Blog – expoLAB

As 11 categorias do Oscar escanteadas pelo público

O Oscar 2019 já aconteceu, e quando lembramos da premiação as categorias que mais se destacam são, obviamente, as principais como Melhor filme, Melhor atriz, entre outras. Os ganhadores ou até mesmo os indicados ficam na nossa memória. Porém, existem algumas categorias que ficam esquecidas, muitas vezes por falta de interesse do público, e outras por não saber exatamente a que se refere a indicação. Por isso, estão listadas abaixo as 11 categorias que mais ficamos na dúvida:

1 – Melhor Roteiro Original

Como o nome já diz, o prêmio é entregue ao melhor roteiro que não se baseia em nenhum outro material publicado.

2 – Melhor Roteiro Adaptado

Apesar dessa categoria ser um pouco esnobada pelo grande público, o prêmio é quase de “segundo melhor filme”. A produção indicada tem o roteiro adaptado de uma outra fonte, como um romance, uma peça de teatro, uma série de televisão, um conto, e até de outro filme.  

3 – Melhor Trilha Sonora Original

Após uma detalhada observação acerca dos compassos, notas, harmonia e sincronização entre a música e as cenas do filme, é escolhido o premiado dessa categoria.

4 – Melhor Canção Original

O prêmio reúne canções criadas para um filme específico, muitas vezes também indicado em outras categorias.

5 – Melhor Edição de Som

Essa categoria analisa a criação e/ou a captação dos efeitos sonoros de um filme. Como por exemplo, efeitos sonoros de guerra, de modificação da fala dos atores, entre outros.

6 – Melhor Mixagem de Som

Antes intitulada apenas de Melhor Som, a categoria analisa o aúdio de um filme como um todo, a integração dos efeitos sonoros, a trilha e a entrega da fala dos atores em cena. É a reunião de todos esses elementos auditivos.

7 – Melhor Direção de Arte

É a categoria mais técnica do Oscar, e analisa a melhor construção do mundo criado no filme. Isso inclui o planejamento, a criação e a decoração dos cenários usados nas filmagens.

8 – Melhor Fotogragia

O prêmio visa a captura de imagens para um filme. Esse prêmio é centrado no diretor de fotografia, que decide as lentes, câmeras, enquadramentos de cada cena e iluminação.

9 – Melhor Maquiagem

Apesar do nome ser bastante intuitivo, a maquiagem não diz apenas dobre a base, o batom e o lápis, mas sobre mudanças ocorridas na estética dos atores de forma geral. Pode ser por aplicação de cosméticos, materiais tridimensionais, aplicações prostéticas, pelos, entre outras coisas.

10 – Melhor Montagem

Muito correlacionada com a indicação de Melhor Filme, essa categoria se refere ao processo de seleção, ordenamento e ajuste dos planos que compões o resultado final no filme. A montagem irá influenciar de forma decisiva o ritmo do filme de uma forma geral.

11 – Melhores Efeitos Especiais

Essa categoria inclui a contribuição dos efeitos visuais para a produção como um todo de um filme. Ela analisa a criatividade, habilidade e fidelidade das ilusões visuais criadas.

Imagem retirada do link: https://pixabay.com/pt/illustrations/oscar-academia-pr%C3%AAmio-apartamento-3200050/.

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursosVagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Yana Dal Cero

Yana Dal Cero

Formanda em Jornalismo, aspirante a crítica literária, apaixonada por ler e criar histórias.