Blog – expoLAB

Entendendo os conceitos de Remake, Remaster, Reboot, Rework, e Spin-off

No mundo dos jogos, existem diversas nomenclaturas que podem causar confusão até mesmo aos desenvolvedores, mas com este artigo apresentamos e explicamos algumas nomenclaturas que geram bastante discussões pela internet, são eles Remake, Remaster, Reboot, Rework, e Spin-Off.

Remake
O termo é utilizado quando se refaz uma nova versão do jogo/filme que já existe. Normalmente demora vários anos para os desenvolvedores lançarem um Remake, afinal eles querem dar uma sensação de nostalgia ao jogador, e realizam. Um exemplo atual de Remake é o jogo Resident evil 2, que conta com gráficos atualizados, algumas mudanças no progresso do jogo, mudanças de enquadramento de câmera, pequenas mudanças na história do personagem principal.

Resultado de imagem para resident evil 2
Fig.1 Resident Evil 2, versão de 1998 a esquerda, e versão Remake 2019 a direita.

Remaster
Muitos confundem o termo Remaster com o Remake, mas ao contrário do Remake, o termo Remaster é utilizado quando o jogo é relançado apenas com atualizações gráficas, não existe mudanças no progresso do jogo, é realmente igual o original, não é preciso refazer o jogo anterior do zero. Exemplo disso é o jogo Shadow of the Colossus, com o original lançado em 2005 e sua versão Remaster de 2018.

Imagem relacionada

Fig.2 Shadow of the Colossus , versão remaster de 2018 acima, e versão original de 2005 abaixo.

Reboot
O Reboot, como o nome já diz, é o reinicio de uma franquia. É uma maneira nova de apresentar um jogo que já conhecemos mas com mudanças drásticas em sua história. O jogo perfeito para dar como é exemplo é o Tomb Raider (2013) que deu inicio a uma franquia nova com uma historia mais consistente para a personagem principal.

Imagem relacionada

Fig.4 Tomb Raider 1997
Resultado de imagem para tomb raider 2013 gif

Fig.4 Tomb Raider 2013 Reboot

Rework
O termo Rework ficou mais conhecido pelos Brasileiros com o jogo League of Legends, onde o jogo utiliza o termo Rework para realizar mudanças em seus personagens, seja visualmente, sua história, ou até mesmo mudanças nas mecânicas como habilidades dos personagens, com isso o jogo não precisa ser lançado novamente no mercado, refeito e nem atualizado graficamente. O último Rework realizado até o momento 01/03/2019, foram dos personagens Morgana e Kayle, abaixo podemos ver algumas mudanças visuais.

Resultado de imagem para kayle lol
Fig.5 League of legends, versão original dos personagens Morgana a esquerda, Kayle a direita
Fig.6 League of legends, versão Rework dos personagens Morgana a esquerda, Kayle a direita.

Spin-off
O termo spin-off é utilizado quando um jogo que contém os mesmos personagens ou temática de uma franquia de jogos, são utilizados para um novo jogo que não faz parte da franquia original. O melhor exemplo de jogo Spin-off é o Mario + Rabbids: Kingdom Battle, onde existe uma junção dos personagens da franquia Mario (Nintendo), com os personagens da franquia Raving Rabbids (Ubisoft) em um único jogo, onde todos os eventos que acontecem nessa história não afetam os jogos anteriores e nem posteriores.

Resultado de imagem para mario rabbids
Fig.7 Jogo Mario + Rabbids: Kingdom Battle

São diversos termos no mundo dos jogos, é muito fácil se confundir, mas pouco a pouco a gente explica a diferença, se ainda restou alguma dúvida, coloque nos comentários que responderemos.

Rennan Raffaele

Rennan Raffaele

Professor Universitário, Doutorando em Psicologia Cognitiva, Mestre em Game Design, formado em Jogos Digitais, e Mestre Pokemon nas horas vagas. Dedica parte do tempo salvando Hyrule e catando Korok seeds, com sua nova paixão chamada Nintendo Switch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *