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CONSUMO DE PRODUTOS CULTURAIS

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere, é o conhecimento acumulado, pela humanidade durante as gerações, valores, a arte, costumes e estética de um certo período. Na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz e etc. A cultura brasileira é marcada pela vivacidade e alegria, isso se reflete também na arte, que também faz parte é muito forte na cultura brasileira, é intrínseco, á sociedade humana.

Em seu primeiro sentido, etimológico consumir significa gastar, extinguir. É o mesmo sentido que se pode dar ao consumo alimentar, ou consumo de energia elétrica: uma vez que se tenha acesso ao bem, ao utilizá-lo, ele se destrói se esvai, ou se transforma.

“Considerando que a Publicidade e Arte são áreas de comunicação social, salientamos que ambas trazem em si a ideia da criatividade, superação, narrativa. Provocam, instigam e persuadem.” (ANDREOLI, [s/data] )

O consumo cultural tem grande influência sobre as pessoas, ainda que, seja um bem efêmero, cada país tem a sua particularidade cultural, que é influenciada por vários fatores. Consumir a cultura é de certa forma, fortalecer as nossas raízes, é aproveitar a estética e tendência de um determinado momento para passar adiante, às próximas gerações. Entretanto, é necessário um consumo consciente, para que não perca a identidade cultural local, que é um conjunto vivo das relações sociais e patrimônios simbólicos, historicamente compartilhados que estabelece a harmonia de determinados valores entre os membros de uma sociedade.

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Amanda