Blog – expoLAB

A Inteligência Artificial a serviço da música e do mercado

Um dos hinos do Movimento Tropicália, nos anos 1960, é a canção “Divino Maravilhoso”, composta antes de Caetano Veloso e Gilberto Gil serem exilados no regime militar, em 1968.

Mais de 50 anos depois, Caetano, ao lado da cantora Iza, regravou a canção que tem como participação especial a Inteligência Artificial, que recriou as batidas da música, com influência do hip hop e de ritmos africanos.

O projeto veio do Google, que já vem usando elementos da IA em algumas de suas ferramentas. O produtor musical Dudu Marote foi convidado para coordenar a parte musical junto com Caetano e Iza. Mas vem a dúvida: será que a IA veio pra tomar o espaço de músicos, artistas e profissionais em geral???

Calma… Não criemos pânico!

A Inteligência Artificial não deve meter medo em ninguém, pois é apenas uma ferramenta, e como tal, só tem funcionamento se comandada por mãos e inteligência humanas. E é com mãos e inteligência humanas que você pode se reinventar e se qualificar, para não ficar para trás. Aqui na Expolab temos cursos que e encaixam nas necessidades do mercado.

Saiba mais sobre alguns deles:

https://www.expolab.com.br/adobe-creative-e-graphic.php

https://www.expolab.com.br/assessoria-de-imprensa.php

https://www.expolab.com.br/design-de-joias.php

https://www.expolab.com.br/direcao-de-arte.php

https://www.expolab.com.br/estamparia-digital.php

https://www.expolab.com.br/marketingdigital.php

https://www.expolab.com.br/premiere-e-after-effects.php

https://www.expolab.com.br/social-media.php

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo