Blog – expoLAB

Como conquistar público no TikTok, a nova gigante das mídias sociais

TikTok é uma mídia social chinesa que tem como destaque a produção de vídeos. Mas não qualquer vídeo, a plataforma disponibiliza ferramentas que tornam o usuário um verdadeiro diretor de videoclipes, dando às imagens efeitos e trilhas sonoras especiais. O tom dado a esse conteúdo é de humor, dando voz aos milhares de comediantes anônimos e talentosos dispersos pelo mundo.

Youtube e Instagram se destacam pela publicação de vídeos,  mas se existe algo parecido com o TikTok seria o Vine. Estamos falando de vídeos curtos em que as ideias se destacam e ganham uma força extra com os excelentes recursos disponíveis. Selecionei um vídeo que mostra alguns exemplos de como é o conteúdo produzido por lá:

Apesar de não oferecer algo totalmente inovador, a rede social já superou WhatsApp, YouTube, Instagram e Facebook entre os mais baixados no iPhone. Há registros de mais de 500 milhões de usuários utilizarem a plataforma, tornando-se maior que Pinterest e Twitter.

como podemos chamar a atenção do público no TikTok para marcas? A principal dica é entrar no clima do aplicativo. Até agora o uso feito aponta para uma rede que prioriza conteúdo original e de alto valor de entretenimento, ou seja, diversão! A partir disso, é possível firmar parcerias com influenciadores de destaque na rede, com o cuidado de selecionar aqueles que se alinham com os valores ou personalidade de sua marca. Além disso, é possível criar conteúdo original combinando divulgação e entretenimento (mais entretenimento que divulgação!).

Atenção para o fato de que é uma rede social ainda nova e não possui muitos recursos específicos para o marketing digital. Mas o principal está lá, uma audiência forte, animada e engajada, um espaço propício para o desbravamento de criativos!

*Imagem de capa disponível em: https://www.whatsonweibo.com/are-douyin-and-tiktok-the-same/

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursosVagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Rodrigo Tavares

Rodrigo Tavares

Doutorando em marketing e um executador e pensador compulsivo. Admira as grandes e pequenas coisas que acontecem dentro e fora das empresas.