Blog – expoLAB

Star Wars e a Narrativa Transmídia

De fato, uma das franquias de filmes mais famosas de todas, Star Wars, que em seu lançamento o criador George Lucas, estava descrente de seu sucesso. E hoje, com seus milhares de fãs pelo mundo todo são conquistados pelas histórias de uma galáxia muito muito distante, mas o que faz Star Wars um sucesso até hoje?

Na estreia do primeiro longa (1977), as pessoas saíram do cinema com um gosto de quero mais. Depois desse grande sucesso, uma sequência era iminente, mas em uma época onde os filmes demoravam a ficar prontos e estarem em cartaz, os produtores e o próprio Lucas pensavam em histórias entre esses filmes, para assim saciar a fome dos fãs e expandir o universo em outras mídias, como quadrinhos, desenhos, brinquedos, e outros meios da época.

Essa maneira de utilizar outras mídias para expandir uma franquia foi conceituado em 2006 por Henry Jenkins como Narrativa Transmídia, onde o ato de contar a história se fragmenta em diversos canais midiáticos, mas complementando e se fundindo para formar uma experiência de entretenimento única e coordenada, e Star Wars faz isso de uma maneira genial.

Até 2011 foram lançados uma nova trilogia de filmes que antecedia os três originais, mais quadrinhos com novas histórias, diversos games disponíveis para várias plataformas, animações para a TV, entre outros. Dava a impressão de que toda a franquia fictícia convergia para o mundo real, criando uma cultura, como se tivesse sido verídica em um passado distante e que algum historiador dissecasse uma parte nova dessa cultura a cada ano.

Ainda em 2011, no segundo semestre, houve um boom na internet: A Lucasfilm, detentora dos direitos da franquia Star Wars foi comprada pela Disney. Nas redes sociais não se falava em outra coisa, os fãs mais fiéis torceram o nariz por te sido uma marca voltada em sua maioria para um público mais infantil, mas quebraram a cara, parece que a produção transmídia duplicou seu conteúdo e com qualidade, procurando justamente agradar os devotos mais antigos.

Atualmente a Disney caminha firme e forte com a missão de expandir as histórias e honrar o legado de uma galáxia muito muito distante, com a criação da trilogia de continuação e conclusão dos primeiros três filmes e lançando outros filmes derivados que servem de interlúdios entre os longas, além de novas animações, conteúdo para o streaming Disney Plus e a realização da convenção Star Wars Celebration, que serve como ponto de encontro para todos os fãs da galáxia.

O que pensar de um filme que estreou no final da década de 1970 iria se tornar para muitos o seu jeito de viver, e que até hoje conquista fãs pelo mundo, devido a sua variedade de histórias e seus personagens cativantes. Star Wars foi uma franquia que se utilizou de tudo o que tinha ao seu alcance e ao decorrer dos anos se tornou um “patrimônio pop”, o seu jeito de contar histórias foi utilizado por outras franquias famosas (Matrix por exemplo), e mostra o poder do sucesso para todos seus espectadores. É um universo que se depender dos fãs, nunca vai morrer, que a força esteja com vocês.

Imagem em destaque:
https://sincitycollections.com/blogs/news/marvel-announces-age-of-star-wars-with-new-stories-from-the-eras-of-all-3-trilogies

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Valmir Reis JR

Valmir Reis JR

Estudante de Artes Visuais, formado em Produção Publicitária, amante de livros com boas histórias, curte assistir bons filmes, joga bons games e dedica a maior parte do tempo ao universo de Star Wars e a sua galáxia muito muito distante.

One thought on “Star Wars e a Narrativa Transmídia

  • Avatar
    28/03/2019 at 12:25
    Permalink

    Parabéns pelo excelente texto e abordagem do tema. Realmente, é uma viagem inter galáxia, com direito a muitas emoções.

Comments are closed.