Blog – expoLAB

O gerenciamento de crise na Assessoria de Imprensa

Para uma comunicação eficaz é imprescindível à presença da assessoria de imprensa em uma empresa de pequeno ou grande porte. A assessoria de imprensa tem um papel fundamental na empresa, ela é responsável pelo relacionamento da empresa com os diversos meios de comunicação.

Além disso, a assessoria de imprensa é fundamental nos momentos de crise. O plano de gestão de crise pode ser um processo desgastante para alguns jornalistas. O momento requer objetividade e clareza. Sabemos que, não existe uma regra especifica para gerenciamento de crise. É possível sim, utilizar algumas técnicas, para orientar o trabalho da assessoria de imprensa.

Antes de tudo, é necessário saber que alguns passos são previsíveis. É nessas horas que o assessor de imprensa, consegue identificar o momento de crise. Para antecipar o processo, a assessoria pode controlar a situação, realizando a clippagem de notícias que serve como termômetro da empresa com a mídia.

Para não evitar ruído do com o público é necessário treinar um porta-voz da instituição e realizar o media training. É preciso alinhar o discurso com o porta voz, atribuindo informações reais. Outro ponto importante é o monitoramento nas redes sociais. O meio digital é fundamental para manter a reputação da instituição.

O essencial é que durante o período de calmaria as estratégias acima sejam executadas. Para que uma situação complicada venha a existir, todas as pessoas envolvidas já saibam como agir diante do problema.

 

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Avatar

Mirella