Blog – expoLAB

A Modernização da Cadeia de Suprimentos

No século XXI, a preocupação das organizações em aprimorar o índice de satisfação dos clientes tornou-se uma característica primordial para o sucesso. Para alcançar os seus objetivos, as empresas estão valorizando cada vez mais o setor de suprimentos que está envolvido da fabricação dos produtos até o pós-venda. A cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management, é responsável pelo fluxo total de formação e entrega do produto ou serviço e tem o objetivo de atender o consumidor final no tempo certo e na forma desejada.

Uma das mais impactantes ramificações da cadeia de suprimentos é a logística. O profissional de logística, responsável pelo planejamento e controle do fluxo necessário para a formação (logística inbound ) e entrega (logística outbound) de um produto/serviço, precisa estar atento às inovações tecnológicas que provocam mudanças no mercado, como o surgimento do e-commerce. Diferentemente de lojas físicas, a logística das lojas virtuais precisa buscar eficiência no cumprimento dos prazos estabelecidos, no acesso do cliente ao produto/serviço a ser consumido e no serviço de pós-venda. Com o grande boom das lojas online, o setor logístico está se adaptando e criando suas próprias plataformas tecnológicas (aplicativos e softwares) para atender o novo tipo de demanda.

O Mercado Livre, e-commerce mais popular da América Latina, percebeu a necessidade de inovar o seu setor logístico. No ano de 2019 a empresa divulgou o investimento de R$ 3 bilhões para o aprimoramento da logística no Brasil com o objetivo de acelerar a velocidade das entregas. Para atingir a excelência dos seus serviços de entrega a empresa busca, com esse capital, obter softwares que otimizem as operações que vão desde o recebimento do pedido do cliente até o momento da entrega do produto.

Outra área inserida na cadeia de suprimentos é a de compras, responsável pelo gerenciamento de aquisição de matérias-primas e contratos. Na última década, junto com a logística, o setor de compras deixou de estar em um nível operacional e passou a ser considerado estratégico. Quando este campo é bem estruturado, traz à organização redução dos custos e qualidade dos recursos necessários. Ter um comprador capacitado é primordial para o acesso às novas tecnologias e preparação da organização visando a competência para enfrentar o mercado hipercompetitivo.

A adaptação tecnológica para enfrentar as nuances do mercado é essencial para a organização superar suas metas. As organizações precisam estar preparadas para investir cada vez mais em inovações com o objetivo de gerar um diferencial competitivo para os seus produtos/serviços. Com isso, é extremamente importante investir nos setores de base do negócio. Com as atividades de logística e compras alinhadas dentro da cadeia de suprimentos a organização consegue satisfazer as suas necessidades e as dos seus clientes gerando lucratividade e bons resultados.

Fonte de Pesquisa: https://www.truckpad.com.br/

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Ellen

Ellen

One thought on “A Modernização da Cadeia de Suprimentos

  • Avatar
    04/04/2019 at 06:08
    Permalink

    Olá Ellen,

    Você poderia ter mencionado o TruckPad como fonte de sua pesquisa, não?
    Consegue inserir a menção?

    Abraços

Comments are closed.