Blog – expoLAB

Precisa-se de experiência para obter experiência

O Jornalismo, talvez mais do que qualquer outra profissão no Brasil, cobra experiência para que seus profissionais ocupem determinados cargos. Na televisão, a figura do comentarista político e econômico, por exemplo, quase sempre ultrapassa a idade de 45 anos. Para que o jornalista atue como repórter, cobra-se algum trabalho anterior na área. Mas, e se ele não possui essa experiência?

As emissoras, as redações e as estações de rádio sofrem uma pressão diária por entrega de resultados. O problema é que esse resultado não é entregue a um cliente, que orienta e decide se o produto é bom o suficiente. Esse julgamento é feito pelo público, que muda de canal caso o conteúdo não seja agradável.

Por isso, a rotatividade nos veículos de comunicação é mínima. O surgimento de vagas costuma ser silencioso, pois os diretores preferem jornalistas que estejam ou estiveram em outras empresas. Logo, o inexperiente se vê sem chances de competição.

Isso explica a migração de muitos profissionais, com vocação para reportagem, ao campo analítico e de marketing. As redes sociais surgem como espaço para que a informação seja divulgada de forma alternativa. Na ausência de portas abertas, o jornalista passa a cavar novos túneis.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Gustavo Nascimento

Gustavo Nascimento

One thought on “Precisa-se de experiência para obter experiência

  • Avatar
    03/04/2019 at 09:53
    Permalink

    Excelente texto, Gustavo. A mídia tradicional ainda é muito restrita para assimilar profissionais “inexperientes”, pq a nossa cultura ainda tem muito do período industrial, no qual o conhecimento se mede pelo número de registros na carteira de trabalho ou certificados de cursos de graduação. O problema é que estamos numa era de transição e até que os meios tradicionais assimilem essa mudança, provavelmente o mercado digital já terá fisgado os melhores profissionais! Pq online o peso do saber fazer é maior.

Comments are closed.