Blog – expoLAB

Os componentes gráficos dos produtos visuais impressos

O domínio dos componentes gráficos para a construção de produtos visuais é essencial para potencializar a informação a ser passada. Hoje, o visual do impresso já é tão importante quanto o texto, complementando e passando o primeiro impacto ao leitor. Por isso, estão listados abaixo os principais elementos de um produto visual.

Primeiro, é importante estabelecer o esquema de zonas visuais, elaborado por Edmund Arnold, partindo do hábito do leitor e a movimentação de seus olhos pela página. 


Esquema de Edmund Arnold para zonas visuais

O leitor move os olhos na diagonal, em primeiro lugar para a região 1, em seguida para a região 2, e as regiões 3 e 4 são as chamadas zonas mortas. Assim, as páginas devem equilibrar as zonas de interesse, colocando atrações nas zonas menos interessantes, e mantendo uma harmonia geral. 

Os componentes gráficos são: 

  • Ponto, linha e massa

São a essência de qualquer impresso. O ponto é um círculo de pequenas dimensões, podendo ser usado de forma convencional ou como decoração. A linha é o encontro de duas superfícies, podendo ser reta ou curva. E a massa é um elemento de de combinação de ponto e linha, ou imagens. A massa pode ser definida também como uma mancha escura, um agrupamento.

  • Fotografias 

Podem ser consideradas massa, porém tem um papel fundamental no conteúdo impresso, contando uma história por si só. É importante dar uma atenção especial ao conteúdo das fotografias. 

  • Composição 

As composições podem ser simétricas ou assimétricas. De um jeito ou de outro, é importante que a composição final seja harmônica, mas tenha destaque, contraste e ritmo.

  • Tipografia e composição tipográfica

A tipografia é a análise dos tipos, ou caracteres, e vai tratar do visual da linguagem escrita. Pode ter variação entre os seis grupos fundamentais: romano (antigo e moderno), etrusco, egípcio, gótico, manuscrito e fantasia. Já a composição tipográfica refere-se à estruturação dos tipos, sua organização, a ordem das letras, os espaços, as entrelinhas e o alinhamento do texto. 

  • Cores 

Os pigmentos originais são magenta, cian e amarelo, e a partir deles são formadas as outras cores. A tonalidade, luminosidade e a saturação também são componentes das cores. É importante lembrar que cada cor gera uma reação emocional em quem está lendo, por isso deve-se buscar uma composição agradável, dependendo da intenção.  

  • Papel 

As características gerais dos tipos de papéis mudam de acordo com sentido da fibra, peso, corpo, opacidade, textura da superfície e acabamento. Além de possuir várias possibilidades de cores e tons.

  • Acabamento 

O acabamento é o agrupamento de todas as partes do projeto, seja um caderno, um livro, uma revista, entre outros. O que decide de que fora será acabado, é principalmente a praticabilidade, durabilidade e o custo.

Referência do texto:
TEIXEIRA, Juliana. A importância dos componentes gráficos para a visualidade. Publicado em III Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2011, 15 págs. 

Referência da imagem: TEIXEIRA, Juliana, 2011, p. 2.

Referência da imagem de capa: https://unsplash.com/photos/tZc3vjPCk-Q

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Yana Dal Cero

Yana Dal Cero

Formanda em Jornalismo, aspirante a crítica literária, apaixonada por ler e criar histórias.