Blog – expoLAB

O que são Rimas Visuais?

Nas produções de Hollywood, qualquer semelhança não é mera coincidência. Muitos diretores utilizam a Rima Visual para criar uma narrativa mais sutil nos filmes. A Rima Visual nada mais é que uma recriação de cena para relembrar de uma determinada situação, recurso narrativo ou até mesmo uma homenagem à alguma obra. A saga Star Wars sempre se utiliza desse recurso.

As Rimas Visuais em Star Wars uma nova esperança (1977) e em Os últimos Jedi (2017)

Em 2015, o filme Jurassic World quis homenagear o primeiro longa de 1993 em uma cena onde a protagonista utilizou um sinalizador para chamar atenção do T-Rex. O diretor Colin Trevorrow declara uma homenagem ao filme do Steven Spielberg ao mesmo tempo que o enredo do filme se desenrola.

A recriação da cena do sinalizador de Jurassic Park (1993) em Jurassic World (2015)

A trilogia De volta para o futuro é outro exemplo de Rima Visual. Ao decorrer dos três filmes, o protagonista Marty McFly sempre acorda em épocas distintas, com um ângulo de câmera e diálogos semelhantes.

O protagonista Marty McFly acordando em diversas épocas temporais na trilogia De volta para o futuro

A publicidade também se utiliza desse recurso para criar uma experiência referencial. Um caso recente foi o do refrigerante Itubaína com uma campanha para o lançamento do seu sabor Guaraná. No vídeo vemos uma perseguição de nível cinematográfico em um escritório, que aos poucos vários funcionários se juntam à busca pela última garrafa de refrigerante. Ao meio de todo caos, várias referências visuais aparecem em tela, assim prendendo a atenção  de quem está assistindo.

Campanha de lançamento Itubaína Guaraná

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Valmir Reis JR

Valmir Reis JR

Estudante de Artes Visuais, formado em Produção Publicitária, amante de livros com boas histórias, curte assistir bons filmes, joga bons games e dedica a maior parte do tempo ao universo de Star Wars e a sua galáxia muito muito distante.