Blog – expoLAB

Como fazer postagens informativas no Instagram

      Com mais de um bilhão de usuários, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. A plataforma oferece diversas possibilidades de conteúdo dos mais diversos segmentos. E com a velocidade que a rede se incorporou no cotidiano dos internautas, tornou-se uma ferramenta valiosa para o jornalismo, no que diz respeito a produzir e divulgar postagens informativas, seja com imagens, textos e vídeos que podem ser publicados no feed, nos stories ou no mais recente IG TV.

                                             Hashtags

O uso das hashtags é uma ótima maneira dos jornalistas buscarem por informações e notícias em tempo real na plataforma e de realizar o monitoramento delas na rede.

Vale destacar um pequeno detalhe: quanto mais específica for as palavras utilizadas nas buscas, mais relevantes serão as imagens encontradas, além de contribuir para que as publicações postadas sejam encontradas.   

Pode parecer óbvio, mas essa ação pode fazer uma grande diferença na cobertura jornalística, especialmente em assuntos de emergência como desastres naturais, eventos culturais, esportivos, cobertura política, entre outras coisas.

Busca de informações no Instagram. Crédito: Pixabay.

                                              Stories

Os stories possuem uma alta taxa de engajamento com os seguidores. E nós, jornalistas, podemos aproveitá-lo para gerar informações e notícias relevantes para o público, além de promover interação com os seguidores.

Uma das formas de fazer isso é por realizar as enquetes e as perguntas e respostas. Outra maneira é por contar histórias de forma mais natural e humanizada possível. Com os stories, podemos destacar um resumo dos principais assuntos do dia, notícias urgentes, publicar dados e imagens de reportagens especiais e na cobertura de eventos.

A internet, aliás, proporciona essa vantagem: de tornar as pessoas mais próximas e gerar um conteúdo colaborativo com os portais que elas seguem, de uma forma muito maior do que os veículos tradicionais de comunicação.

                                                   Lives

As transmissões de vídeos ao vivo, popularmente conhecidas como lives, é outra ferramenta valiosa para informar e noticiar fatos importantes e dos mais diversos contextos e temáticas. Através das lives, podemos trazer reportagens, entrevistas e análises sobre diferentes assuntos de interesse da sociedade.

 Convidar especialistas das mais variadas áreas para uma gravação ao vídeo pode ser uma ótima ideia de produzir de forma original um conteúdo jonalístico atualizado e relevante para os seguidores da rede.

O Instagram é uma ótima ferramenta para checar notícias. Crédito: Pixabay.

                                               IG TV

Uma extensão da live é o mais novo recurso disponibilizado na plataforma. Do que estamos falando? A resposta é simples: IG TV. Através dele, pode-se abordar um assunto com mais profundidade, visto que a duração dos vídeos são mais longos do que os stories.

Debates, entrevistas mais extensas, análises aprofundadas sobre temas do cotidiano pouco discutidos na mídia tradicional, reportagens diferenciadas com abordagens inovadoras são algumas das possibilidades que esse recurso proporciona para oferecer informação de qualidade no Instagram.

Fiamma Lira

Fiamma Lira

Jornalista, escritora de crônicas e apaixonada por literatura.