Blog – expoLAB

Jogos Lego com nova linha de produtos para portadores de deficiência visual

O Grupo LEGO anunciou o suporte a um projeto pioneiro para crianças cegas ou que tenham baixa visão: o aprendizado em Braille através de suas famosas peças de montagem, no jogo LEGO Braille Bricks. Entidades da Noruega, Reino Unido, Dinamarca e do Brasil ajudaram no desenvolvimento dos protótipos e a LEGO, desde 2017, vem fabricando os jogos de alfabetização.

O LEGO Braille Bricks será moldado com a mesma quantidade de pontos em relevo, usados nas letras e números do alfabeto Braille, permanecendo totalmente compatível com o sistema LEGO. Para garantir que a ferramenta seja inclusiva e permita que os professores, alunos e membros da família sem a deficiência também interajam, cada peça também terá uma letra ou um caractere impresso.

Com o advento de audiolivros, programas de computador e aplicativos, as crianças estão lendo em Braille cada vez menos. Com o aprendizado de leitura e escrita por esse método clássico, os portadores de deficiência visual são mais independentes e têm melhores níveis de escolaridade e maiores chances no mercado de trabalho.

Braille – O Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel em relevo. Os usuários do sistema Braille podem ler em telas de computadores e em outros suportes eletrônicos graças a um mostrador em braile atualizáveis.

O sistema foi criado pelo francês Louis Braille, quando ele ainda era adolescente. Ele decodificou um sistema militar de comunicação noturna, feito em furos no papelão, e em poucos anos, criou um sistema próprio, com seis pontos que decodificavam letras, números e notas musicais. Logo, passou a ser professor da escola onde estudava e seu sistema é usado até hoje.

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo