Blog – expoLAB

Tecnologia digital: Como se qualificar?

Olhe ao seu redor… Quantos aparelhos tecnológicos existem no ambiente onde você está? A tecnologia existe desde que o mundo é mundo, afinal, a roda e o martelo, por exemplo, foram, sim, tecnologias. A tecnologia digital surgiu no século XX e foi a partir dela que a sociedade, economia e indústria foram revolucionadas. Desde então, não há previsão para o mundo tecnológico se tornar obsoleto e ultrapassado. A palavra de ordem é renovação.

Não é novidade que o mundo digital está cada vez mais próximo de nós. Na verdade, em breve, este mundo estará em nós, via óculos, lentes de contato e até chips corporais. Mas é pessimismo pensar que seremos todos substituídos por robôs. Como afirma Steve Jobs, nós, humanos, somos construtores de ferramentas que amplificam nossas habilidades. Para ele “um computador equivale a uma bicicleta para o cérebro”, ou seja: a máquina nos auxilia a acelerar nossos conhecimentos. Sem ela, também somos capazes de ir de A até B, mas com ela fazemos isso com menos esforço e mais rapidez.

Não há como regredir. Vamos sempre conviver com máquinas e inteligências cada vez mais avançadas. E é fato que as transformações digitais influenciam diretamente no mundo corporativo, já que as empresas adotam cada vez mais recursos digitais e, consequentemente, buscam profissionais que se relacionem bem com a tecnologia digital. Como o desafio de se manter preparado e atualizado para o mercado de trabalho só aumenta, como se qualificar para o mercado com as constantes mudanças trazidas pelo mundo digital?

Tecnologia cada vez mais presente no ambiente de trabalho. Crédito: Pixabay.

O primeiro passo é aceitar que as profissões e o mundo corporativo vão se adequar às tecnologias e você também terá que se adaptar. Outro ponto importante é seguir umas das maiores características do mundo digital: a atualização. Como seu local de trabalho está se renovando, você também terá que se atualizar e adquirir novas habilidades junto com as novas demandas de funções.

Como empresa, treinar seus funcionários é a melhor opção. Afinal, são eles os embaixadores de sua marca, foi através do trabalho deles que sua empresa cresceu. Eliminá-los e contratar gente nova não é garantia de mais qualidade e dedicação na realização das funções.

Checklist para o profissional digital. Crédito: Pixabay.

Como o aprimoramento das performances depende de vários fatores, elencamos 10 características necessárias para o profissional na era da transformação digital, são elas:

  1. Adaptabilidade
  2. Atualização constante
  3. Capacidade de encarar novos desafios
  4. Criatividade
  5. Comunicabilidade
  6. Colaboratividade
  7. Integração e bom relacionamento com a equipe
  8. Visão crítica
  9. Foco no cliente
  10. Não temer a tecnologia

Se fossemos adicionar mais uma, seria então: não seja preguiçoso. Mas se está aqui é porque você não quer que sua função seja literalmente substituída por um software ou outro funcionário mais proativo e interessado. Lembre-se: além de todos esses desafios dentro de sua profissão, a tendência de muitas empresas é diminuir o quadro de funcionários e ninguém é insubstituível. Seja sempre o melhor que puder ser.

“CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”


Avatar

Giselle Cahú

Jornalista, fotógrafa, produtora de conteúdo que escreve uns poemas de vez em quando e adora contar histórias.