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A manifestação do empreendedorismo universitário

Durante a faculdade, alguns cursos são voltados para o mercado de trabalho, enquanto outros podem se ater duramente à pesquisa e ao ambiente acadêmico. Isto, sobretudo, nas universidades públicas. Uma alternativa para o estudante colocar “a mão na massa” e experimentar um pouco do que seria a vivência profissional são as Empresas Juniores (EJs). O Brasil conta com cerca de 2 mil delas espalhadas pelas universidades públicas e privadas do país inteiro.

A criação de empresas vinculadas às universidades surgiu na França, em 1967, na Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais de Paris. Já no Brasil o movimento se mostrou presente em 1989, na criação da primeira EJ do país, sediada na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. A partir dos anos 90, outras universidades, principalmente em São Paulo, começaram a fomentar o Movimento Empresa Júnior (Mej). Em 1993, começou a acontecer a aproximação das universidades ligadas ao movimento pelo Brasil inteiro e, assim, surgiu a maior entidade ligada às EJs no país: a Brasil Júnior.

O cursos abarcados pelas Empresas Juniores são inúmeros, desde das engenharias, à comunicação até agronomia. As EJs fornecem uma experiência similar do que é estar no mundo empreendedor, prospectar clientes e projetos, lidar com problemas jurídicos e financeiros e movimentar a economia local. O trabalho dos estudantes é completamente voluntário e os preços dos seus serviços geralmente são abaixo da média do mercado. Isso, gera uma relação importante entre as universidade e a sociedade, pois assim, elas se tornam mais acessíveis e retornam à comunidade o que os estudantes aprendem em sala de aula diariamente.

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Luísa Mainardes

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