Blog – expoLAB

Assessoria de Imprensa é jornalismo SIM

Por mais que haja preconceito, inclusive dentro do meio jornalístico, sabemos que o profissional de assessoria de imprensa é tão jornalista quanto o de rádios, TVs, jornais e portais de conteúdo. Longe de ser uma atividade rotineira e enfadonha, a função de assessor exige conhecimentos técnicos e uma consciência ética das informações e suas influências na opinião pública.

Mas quando foi que surgiu essa função tal como a conhecemos hoje?

A origem da Assessoria de Imprensa está relacionada à instalação de indústrias multinacionais automobilísticas, ao final dos anos 50. Desde então, a evolução em termos de seu uso como técnica de informação à sociedade e instrumento para formação de imagem das organizações perante esta mesma sociedade e como mercado de trabalho para os jornalistas fez com que atingisse um estágio que talvez seja único no mundo.

Para ser um assessor de imprensa, especialização é a palavra-chave. Temos, assim, iniciativas de comunicação e imprensa em Empresas, Escolas, Sindicatos, Igrejas etc. Assim como as iniciativas e ferramentas de comunicação externa, como os releases, as sugestões de pauta e sugestões de nota.

Você pode saber disso muito mais profundamente aqui: https://www.expolab.com.br/assessoria-de-imprensa.php

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo