Blog – expoLAB

O que vemos de diferente no marketing com o avanço da internet?

Antes da evolução da tecnologia, o marketing era feito no “boca a boca”, tentando vender o produto sem criar qualquer tipo de vínculo com o cliente, pois a estratégia de atração não era vista como a primeira etapa do processo. Através de jornais, revistas, anúncios em panfletos, pôsteres e outdoors, o que chamamos de Outbound Marketing era feito de forma efetiva.

Com os novos meios de comunicação que foram criados entre os séculos XIX e XX (TV, telefone e rádio), foi possível começar a divulgar produtos e serviços de forma verbal, através de anúncios e comerciais. A medida em que a mensagem era difundida de forma mais rápida, foi-se vendo que a necessidade de interação (e consequentemente de consumo) também aumentava. Então, com o surgimento das novas tecnologias e de novos equipamentos (computadores, impressoras e celulares), alguns meios de comunicação passaram a ser menos utilizados para disseminar estas informações. Isso fez com que surgisse a importância do Inbound Marketing, que se preocupa primeiramente em atrair o cliente antes da venda de um produto, ou seja, apresentando as informações para que o cliente estude e aprenda, antes que decida comprar.

Por conta de toda essa mudança na forma de se fazer marketing, o consumidor deixou de ser um indivíduo passivo e se tornou mais crítico. Além disso, a relação entre o consumidor e a empresa ficou mais estreita, coisa que não era possível antes da internet. E é através dessa relação que pode-se traçar metas de vendas e trazer o cliente à fidelização.

(Imagem de capa disponível aqui)

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Avatar

Sarah Acioli