Blog – expoLAB

Redatores Voluntários: a importância de um portfólio online

Ser voluntário online atualmente tem sido muito divulgado pelas empresas. Porém muitos pensam que é necessário ser formado há mais e 10 anos para contribuir . Outros pensam que é preciso escrever muito bem. Quer dizer põem limites a si mesmos e não engajam a nova necessidade do mercado atual, o portfólio online. Principalmente para os profissionais de comunicação, educação, advocacia e entre outras áreas.

Segundo o site Digaí, para ser um voluntário online desejado é preciso ter iniciativa e disciplina. Pois se o profissional for empreendedor na causa a qual trabalha terá uma boa experiência, sem esperar que o procurem, mas entrar em contato com a empresa que houve interesse.

Construindo um portfólio

Diante de um mercado que exige currículo por e-mail é importante que mais do que relatar os projetos realizados ao te-los visíveis aos clientes ou a empresas é um diferencial. Mas para aqueles que ainda são estudantes ou estão começando agora é difícil já ter experiência na área desejada, por isso é necessário atuar como voluntário em trabalhos a instituições, amigos e projetos pessoais.

Sem medo de “trabalhar de graça”, pois nesse período que o trabalho ainda não rende tanto lucro financeiro é o momento de adquirir experiência desejada pelo mercado de trabalho. Com isso, a construção de um portfólio exige não só um ou outro trabalho, mas variados e em diversos nichos, pois quanto mais vivencia na área de atuação mais interessante é para a empresa esperada.

Trabalhar em casa

Como o trabalho é online geralmente é exercido dentro de casa ou em um espaço compartilhado, portanto é importante que haja certas atitudes diferenciadas para que haja êxito no projeto. Por isso não basta apenas sentar de frente a uma mesa de computador e começar a fazer o trabalho, mas é antes traçar as devidas estratégias para alcançar o objetivo.

Avalie abaixo algumas dicas do site Hotmart que lhe ajudarão a prosseguir.
I. Organização.
II. Comunicação entre os clientes.
III. Negociar o produto, preço e necessidades.
IV. Usar a internet como sua vitrine.

Com essas características trabalhadas no profissional fica mais fácil de se diferenciar dos demais. Pois o fato de trabalhar em casa pode parecer fácil, mas cumprir metas e saber usar os meios digitais a seu favor é atraentes para futuros contratos. Hoje em dia o consumidor é mais crítico, principalmente aquele que pode pagar melhor.

Desenvolver um Network

Network não é apenas ter pessoas nas redes sociais que há uma troca de mensagens profissionais e que às vezes indicam um emprego ou ideia. Mas são pessoas em que há um objetivo de ambas de se promoverem no mundo digital e profissional. Para isso é necessário criar estratégias e praticá-las para que a experiência como voluntário seja completa.

Participar de trabalhos que caibam na rotina

Não adianta aceitar todo tipo de trabalho voluntário e não conseguir cumprir os prazos. Não é inteligente e causará certa insatisfação pessoal e com os produtores chefes. Afinal não é o muito conteúdo ou estar em muitos portais de conteúdo, mas as qualidades dos materiais irão contribuir para a experiência profissional.

Currículos diferenciados

O portal Universia revela que realizar trabalhos voluntários seja online ou presencialmente pode ser um diferencial entre os candidatos a um processo seletivo. Segundo o site, as empresas valorizam o fato de que em trabalhos voluntários, as pessoas desenvolvem habilidades como liderança, comprometimento, bom relacionamento com a equipe, as quais promovem a formação do profissional.

Além do que, um profissional não pode ficar parado, mas deve desenvolver novos conhecimentos que possam contribuir para o currículo, mas também para a empresa que irá contratá-lo. Afinal trabalhos voluntários preparam a pessoa para os desafios dentro do mercado de trabalho.

Lutando por uma causa

O projeto ATADOS reúne ONG’S que desejam se inscrever no site e ter os serviços prestados por ouros voluntários que também se inscrevem, pois pretendem contribuir para uma causa, ajudar as pessoas. Isso pode parecer trabalho para desocupados ou ricos que não precisam lutar para ‘ganhar a vida’ no mercado de trabalho. Mas atividades como essas contribuem para uma futura contratação.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Ariel Vidal

Ariel Vidal

Sou Apaixonada por comunicação, texto, rádio e TV. Redatora e jornalista em formação pela (UCB - Universidade Castelo Branco). Trabalho com Fotografia profissional de eventos.