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Planejamento de Comunicação: Por onde começar?

É oficial! O Brasil possui mais dispositivos digitais do que pessoas. Segundo dados da 30ª Pesquisa Anual de Administração do Uso de Tecnologia da Informação por Empresa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, nosso país já soma dois dispositivos digitais por pessoa. No primeiro lugar do pódio está o smartphone, que se destaca dos demais aparelhos com a quantia de 230 milhões de celulares ativos. Mas o que isso tem haver com planejamento de comunicação?

30ª Pesquisa Anual de Administração do Uso de Tecnologia da Informação por Empresa – FGV

A resposta é um pouco clichê: a marca deve estar onde o cliente está. Se o canal de acesso a informações mais rápido que o cliente possui literalmente em suas mãos é um smartphone, nada mais necessário que marcar presença nos canais que ele utiliza, não é mesmo? Sites, blogs, perfis em redes sociais, canais de música e vídeos, são várias possibilidades de dialogar com seu público virtualmente.

Muitas marcas são conhecidas por seu posicionamento nas redes sociais. A Netflix, provedora de filmes e séries via streaming, é um dos grandes exemplos. Com mais de 100 milhões de assinantes, a Netflix faz sucesso nas redes sociais por suas respostas criativas e cheias de humor. O modo inusitado e descontraído como a marca interage com o público gera proximidade e estimula seus clientes a sempre se comunicarem com ela pelo desejo de serem respondidos. A interação com seu público é um case de sucesso também em relação ao atendimento ao cliente.

Print de resposta da Netflix a um cliente no Facebook

O sucesso dessa comunicação é resultado de um grande e detalhado trabalho interno da empresa, que começa com o reconhecimento de seus valores, seu objetivo com a comunicação e o conhecimento sobre seu público consumidor. Sendo assim, por onde começar? Ao contrário do que muitos pensam, não é só montar uma tabela de postagens diárias baseadas no que eu, marca, acho que meu público vai se interessar.

O primeiro passo é saber onde você está. Isso significa entender em detalhes a realidade da comunicação do seu negócio. Comece se perguntando: Qual é o seu negócio? Quando foi fundado? Quanto ele lucra? Quais são as estratégias de comunicação utilizadas? Quais canais são utilizados atualmente? Quem é seu público? Quais canais ele utiliza? Quais são seus interesses? Qual é o desempenho de sua comunicação atual?

Estudo do quadro atual do público na rede social de uma empresa. Crédito: Pixabay.

Com estas respostas em mente, se questione: Qual é o seu objetivo? Alguns exemplos de objetivo são: Ampliar as vendas, aumentar o engajamento dos clientes e expandir sua marca para todo território nacional. É seu objetivo em conjunto com a situação problema a ser resolvida que será o ponto de partida para o planejamento de comunicação do seu negócio.

Logo em seguida, a temida pergunta: Qual é a sua verba?

Pense que você irá fazer uma viagem. Você deverá saber onde está, onde deseja chegar e quanto você poderá investir nessa viagem. É o orçamento que vai definir, por exemplo, se irá passar poucas horas no avião ou alguns dias de carro até chegar onde deseja. E lembre-se: o importante não é chegar mais rápido mas, sim, chegar bem, firme, ciente de sua trajetória e de suas decisões.

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Giselle Cahú

Jornalista, fotógrafa, produtora de conteúdo que escreve uns poemas de vez em quando e adora contar histórias.