Blog – expoLAB

As colagens políticas de Catarina Bessell

A Copa do Mundo Feminina de 2019, sediada na França recebeu destaque pela cobertura jornalística de peso realizada pela TV aberta. Mais do que isso, a terceira onda feminista, iniciada em 2015, também é uma das grandes responsáveis pela demanda de maior visibilidade dos jogos neste ano. Em meio à expectativa para o início das partidas e a volta repentina do sentimento de “Copa”, a ilustradora Catarina Bessell ganhou notoriedade com as suas colagens. Nelas, a paulistana critica duramente a tendência dos holofotes valorizarem os homens, no mundo do futebol.

Ilustração: Catarina Bessell

Formanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, a ilustradora ganhou notoriedade nas redes sociais com a colagem acima. Catarina já realizou trabalhos com editoras e revistas, como a Superinteressante, a Galileu e a Marie Claire. Não é de hoje que as suas obras possuem um cunho político forte. No seu portfólio no instagram, é possível observar trabalhos que falam sobre feminismo, política e temas da atualidade. As suas colagens autorais também já preencheram as esquinas das páginas de coluna do escritor e comediante, Gregório Duvivier, na Folha de São Paulo. Catarina Bessell é considerada uma referência no mundo da ilustração, não somente pela sua técnica, mas também pelo seu engajamento político. Querendo ou não, arte é política.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Luísa Mainardes

Luísa Mainardes

Luísa é uma estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Paraná. Nascida em Joinville, mas com um coração capixaba, ela nunca foi tão curitibana, sucinta que só. Um beijo e um queijo a quem estiver aqui lendo sobre mim.