Blog – expoLAB

Chroma Key: um passe de mágica

Parece ser um efeito especial impossível de ser usado, coisa de Hollywood, daqueles filmes cheios de “mentiras”, mas é uma ferramenta simples e que salva muito videomaker que não dispõe de cenários ou que tenha as mais loucas ideias. É só ter o conhecimento adequado e muita criatividade!

O chroma key é uma técnica que usa um fundo colorido removível, para colocar uma imagem sobre a outra por meio da anulação de uma cor sólida pré-definida. Telejornais, filmes, séries, tele-aulas, todas essas programações podem se beneficiar da mágica do Chroma-key.

A técnica de Chroma key é a filmagem de um objeto com a câmera e substituí-lo por um fundo inteiramente diferente. O efeito especial consiste em recortar a imagem gravada em um ambiente pré-definido com os padrões de cores, que são ausentes na pele humana, como as cores verde e azul. 

Engana-se quem pensa que esse é um truque recente.

O criador da técnica foi Linwood Dunn, que desenvolveu uma impressora ótica que consistia numa câmera montada numa base com cenas gravadas durante a projeção da imagem. A sincronia produzia uma ilusão de ótica na imagem final. O primeiro trabalho desenvolvido usando a técnica foi o filme “Voando para o Rio” de 1933.

Dê asas à imaginação e cores ao seu roteiro. E aprenda isso e muito mais aqui, na Expolab.

Saiba mais: https://www.expolab.com.br/premiere-e-after-effects.php

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo

One thought on “Chroma Key: um passe de mágica

  • Avatar
    02/07/2019 at 14:32
    Permalink

    Olá!
    Boa tarde!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida sobre o chroma key.

Comments are closed.