Blog – expoLAB

Motivação para viver e trabalhar bem

Depressão, ansiedade e excesso de trabalho são apenas alguns dos fatores capazes de acabar com a motivação de qualquer pessoa na vida ou até em sua carreira profissional. Felizmente esse assunto tem se tornado de interesse de líderes e empresas.

O fator motivação é o segredo para a qualidade de vida da humanidade. Sem esse “detalhe”, é praticamente impossível um indivíduo ser alguém ao invés de apenas existir.

Um emprego ocupa grande parte da vida dos cidadãos ao redor do mundo, porém muitos não amam sua profissão. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou uma pesquisa em 2015 com a lista dos 15 países que mais trabalham, tendo o Brasil em 10ºlugar.

Fredy Machado, consultor de carreiras, realizou uma pesquisa em 21 estados brasileiros, no ano de 2017, sobre o nível de insatisfação e infelicidade no trabalho. O resultado deu que 90% dos entrevistados estão descontentes.

O site Endomarketing TV listou alguns fatores para motivação no trabalho, sendo eles:

  1. Lideranças que motivam;
  2. Segurança e estabilidade no trabalho;
  3. Expectativas de crescimento;
  4. Reconhecimento;
  5. Bom relacionamento interpessoal.

Resumindo, um bom conjunto de estratégias acompanhado de uma boa gestão de pessoas pode ser suficiente para que a qualidade de vida alcance o ambiente de trabalho e a vida pessoal.

Geisimar Carlos Pinheiro, de 31 anos, é estudante de psicologia e compreende que a motivação é um conjunto de “motivos para uma determinada ação em direção a um objetivo”.

Antes de tudo, acredite em si mesmo. Só é possível desenvolver um bom trabalho e atingir metas, se tiver compreensão e clareza sobre sua capacidade de realização.

Geisimar Carlos Pinheiro

Além disso, o entrevistado afirma o quão essencial a busca de um propósito na vida pode ser, pois conduz pessoas à procura de coisas e situações que as façam sentir prazer e bem estar. Segundo ele, “é importante visualizar o produto final do que almeja e depois traçar as metas para se chegar aonde quer”.

Por último, mas não menos importante, o estudante nos ensina:

Por mais que a batalha seja árdua, não fuja dos desafios. Para ultrapassar as barreiras é necessário o conhecimento e preparação. Arrisque-se e acredite em suas competências.

Leticia Nogueira

Leticia Nogueira

2 thoughts on “Motivação para viver e trabalhar bem

  • Avatar
    17/07/2019 at 17:46
    Permalink

    Matéria incrível!
    Infelizmente, o foco de muitas empresas é o resultado e não o bem estar dos profissionais, que acabam encontrando motivação uns nos outros.

    • Leticia Nogueira
      24/07/2019 at 19:54
      Permalink

      Infelizmente.

Comments are closed.