Blog – expoLAB

Como manter a produtividade no trabalho home office

Trabalhar no conforto de casa pode ser um sonho para muitos, mas é preciso ter foco e disciplina para manter a produtividade. Isso porque as distrações são inúmeras: não há a vigilância de um chefe, uma rotina definida, há os afazeres domésticos, a tentação de dormir até mais tarde, parentes e familiares podem interromper a qualquer momento, entre outras coisas. Com o objetivo de ajudar nessa saga, troxe algumas dicas que vão contribuir para que o home office seja um momento mais produtivo e agradável na sua carreira.

Acorde cedo

Pode parecer bobagem, mas cultivar o hábito de levantar cedo ajuda e muito para você ter um dia de trabalho mais produtivo. Um dos motivos que podem explicar isso é que o corpo humano demora cerca de duas horas para despertar por completo e atingir o melhor nível de concentração. Quando o profissional acorda cedo, ele tem como aproveitar melhor suas atividades com disciplina, foco e motivação.

Tire o pijama

Não é porque o trabalho é feito em casa, que é permitido ficar de pijama. O ideal é usar roupas confortáveis e discretas, pois isso transmite credibilidade e profissionalismo, principalmente, se for participar de reuniões online ou chamadas de vídeo com os clientes.

Trabalhe em um ambiente organizado

A bagunça no ambiente pode distrair a pessoa das tarefas que devem ser feitas, além de provocar desânimo ou cansaço. O recomendado é trabalhar em um local organizado, com mesa e cadeira adequada. Além disso, deve-se guardar os documentos em pastas, gavetas ou em um armário. Esses passos vão contribuir para a concentração, o foco e o conforto no trabalho.

Faça pausas

É essencial realizar pequenos intervalos de descanso, sejam de 10 ou 15 minutos, a cada uma hora. Essa pausa vai renovar as energias para continuar o trabalho com disposição.

Determine horário para trabalhar

Trabalhar no conforto do lar não significa que você deve fazer isso as 24 horas horas do dia. Não é bom para a saúde física nem mental. Por isso, estabeleça um horário fixo e definido para realizar as atividades profissionais. Quando o expediente terminar, desligue o computador, guarde os seus materiais de trabalho e descanse.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Fiamma Lira

Fiamma Lira

Jornalista, escritora de crônicas e apaixonada por literatura.