Blog – expoLAB

Os dilemas do assessor político

Ser o elo entre a imprensa e o assessorado, lidar com crises, instruir o cliente no tratamento com a mídia. Além de todo trabalho rotineiro de um assessor, o jornalista que trabalha com assessoria política precisa enfrentar outros desafios.

Para uma boa assessoria, é necessário conhecer o cliente, além de entender como funcionam as cabeças dos colegas que estão do outro lado, nas redações de jornais, televisões e rádios.

Entender o perfil do político, sua linha ideológica e a forma como quer interagir com a imprensa, é extremamente importante para o jornalista que lida com esse tipo de assessoria.

Além de instruir o político sobre o tratamento com a imprensa, colocá-lo em evidências nos veículos de comunicação e lidar com possíveis crises, o profissional dessa área deve traçar planos, juntamente com outros integrantes da equipe de comunicação, para a elaboração de um plano, baseado no perfil e nas necessidades do político.

Ainda que o jornalista não possua o mesmo alinhamento político-social com seu cliente, é necessário separar o lado pessoal do profissional, pois somente assim o trabalho será realizado da melhor forma.

Nesse cenário, um dilema entra na vida do profissional. Afinal, estaria ele traindo seus princípios e ideais ao prestar serviços de assessoria e orientar um político, que tem uma linha diferente da dele?

É necessário frieza e profissionalismo para analisar as diversas situações que podem surgir. Agir de forma racional ao opinar e orientar o cliente, sem deixar que suas ideologias interfiram no trabalho, quando precisar saber se o político está certo ou não em determinada situação.

Apesar de alguns políticos terem como assessores pessoas que são alinhadas politicamente com seus ideais, é importante para o assessor entender que as opiniões, ideias e todo o tratamento com a imprensa não é de sua responsabilidade, mas sim de seu cliente.

O papel do assessor, nesse caso, é apenas de ser um elo entre as os dois lados. Melhorando o foco de como o político aparece na imprensa, seus desdobramentos, e orientando o cliente sobre o funcionamento dos veículos de comunicação.

Avatar

Junio Silva