Blog – expoLAB

Jingle: a redação publicitária é música para os ouvidos

Com a inauguração dos supermercados Big Bompreço, uma campanha inundou a TV esta semana, tendo estrelas da música, como Elba Ramalho e Wesley Safadão. Mas por falar em música, o astro principal foi o Jingle do vídeo, que usou e abusou da sonorização: “Bom, Big e Barato”, sem deixar de citar palavras como Beto, Bela, Bia, berinjela, bala, banho, bebê, bolo, banana, entre outras.

Usando de uma técnica semelhante à de fabricantes de hits, a redação de jingles publicitários lança mão das rimas e do ritmo pra fixar a mensagem na cabeça do consumidor. Normalmente são os músicos que criam, no entanto, a alma da música comercial, ou seja, o apelo ao consumo, ao voto, à sedução de quem ouve está no texto, na redação, que passa a mensagem principal. E se o redator tiver um talento adicional à poesia, melhor ainda!

Aqui na Expolab Escola de Educação Criativa, o curso de Redação Publicitária também aborda as rimas e os diferentes estilos literários como ferramentas de escrita para os redatores de campanhas comerciais. Saiba mais aqui: https://www.expolab.com.br/redacao-publicitaria.php

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo