Blog – expoLAB

Meme: A melhor maneira de conquistar o público é falando a sua língua, certo?

É fato que a nossa geração não abre mão da interatividade digital. Certamente, você já se deparou com uma imagem engraçada, vídeo ou frase de efeito e decidiu compartilhar nas redes, não é mesmo? O termo “meme” é uma ideia disseminada rapidamente, na maioria das vezes com humor. Em alguns casos, possui tom irônico, principalmente para criticar governos. 

Essa ferramenta pode expressar algum pensamento em comum, fazendo analogia com a própria realidade. Por exemplo, um jovem ao se identificar com esse tipo de conteúdo, usa-o frequentemente com seus amigos em uma conversa casual. Antigamente, os ditados populares estavam na boca do povo, hoje em dia são os memes. Aposto que você conhece muitos! 

Apesar de ser uma linguagem informal, muitas empresas estão aderindo a esse método para se aproximar cada vez mais do seu público-alvo. Não basta divulgar seu produto, é preciso falar a língua do consumidor contemporâneo.

A Netflix, plataforma de streaming, sabe muito bem como atrair visibilidade no espaço virtual. Ela utiliza memes como uma estratégia de marketing para anunciar as séries e filmes que serão lançados. Além do mais, a interação com os seguidores fica mais descontraída através de comentários hilários nos posts que já são típicos da marca.

Resumindo, a mensagem publicada é repassada por milhares de usuários que possuem sua própria cadeia de contatos, e propagam-na com apenas um clique. O alcance é muito grande, mas é necessário planejamento para criar uma campanha publicitária que ficará marcada para o seu cliente. 

O meme possui muitas utilidades. No Facebook é notável a presença deles em toda parte, já é uma referência nas timelines do mundo inteiro.  E você, já marcou seu melhor amigo em algum meme hoje?

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas


Avatar

Camila dos Santos Souza

Estudante de Jornalismo apaixonada pela escrita. Escrevo principalmente sobre a área de comunicação, esportes e empreendedorismo. Buscando novos conhecimentos e caminhos através do Jornalismo, para contribuir com a verdade perante a sociedade.