Blog – expoLAB

Estudo mostra como o WhatsApp ajudou nas eleições da Nigéria

A Nigéria é um país africano que tem 36 territórios e o distrito federal. Para os brasileiros, a importância cultural daquele país está nas origens iorubas do Candomblé. Chamado de “gigante africano”, tem a sétima maior população do mundo, com cerca de 170 milhões de habitantes.

Nas eleições recentes ocorridas naquele país, também teve muita Fake News, semelhante ao ocorrido no Brasil e na Índia, com informações distorcidas para detonar a reputação de candidatos. Uma das histórias mais compartilhadas pelo povo local foi a de que um presidenciável havia morrido e sido substituído por um sósia.

Mas, diferente do que ocorreu com brasileiros e indianos, o Whatsapp também ajudou na disseminação de informações corretas. Essa foi a constatação de um estudo da Universidade de Birminghan, na Inglaterra. Entre outros dados, o “Zap Zap” contribuiu para tornar a disputa política mais igualitária, dando espaço a candidatos menos conhecidos e a campanhas de opositores, o que poderia fortalecer a democracia.

Para uma nação ainda mais jovem do que o Brasil (cuja independência foi há 60 anos), consolidar uma democracia tem sido um grande desafio. Moral da história: se as mídias sociais fazem a diferença na história dos países, elas também podem mudar para melhor iniciativas empreendedoras. Cursos como o de Social Media têm muito o que ensinar a você sobre o Whatsapp e outras redes sociais. Saiba mais: https://www.expolab.com.br/social-media.php

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo