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Como reter clientes em tempos de crise?

Todo mundo sabe a crise que o Brasil está passando. Com isso muitas empresas estão fechando as portas, consequentemente muitas pessoas estão ficando desempregadas.

Porém o que as empresas precisam fazer, além dos já conhecidos cortes no quadro de funcionários, é se adequar a esta nova realidade. E para isso alguns pontos precisam se levados em conta, vamos a eles:

1 – Público alvo (target)

                É imprescindível que haja um entendimento bem assertivo do seu público. Procurar oferecer algum “mimo” (mimo este, relacionado ao valor agregado ao produto ou serviço, nada que vá onerar os custos da empresa).

                Pode-se pensar em uma redução dos custos embutidos nos produtos e em relação aos serviços, tirado tudo que seja “à mais” no orçamento. Ou seja, criação de uma linha mais barata, para que a empresa possa tomar fôlego novamente sem precisar funcionar praticamente sem ninguém.

2 – Social

                É muito importante que a empresa esteja na internet. É um canal de comunicação extremamente rápido. Onde clientes e empresas, estão em constante contado. Seja através de um SAC ou até mesmo em busca de algum serviço ou produto.

                Para aquelas empresas que já estão na internet, o foco agora é investir no marketing digital. Por ser uma ferramenta de baixo custo e que traz ótimos resultados.

3 – Parcerias

                Em tempos de crise a melhor saída é fazer parcerias. Deste modo todo mundo sai ganhando. O cliente por sua vez vai poder concentrar toda a sua ajuda em uma única empresa, pois ela terá todas as soluções necessários para lhe ajudar naquele momento.

         A parceira também é boa para as empresas parcerias. Ambas podem utilizar um método utilizado já em todo o mundo que é o “Givers Gain”. Onde empresas parceiras se junta e formam um grupo de empresários onde a ajuda não para. Estudos recentes mostram que estas empresas deste grupo, conseguem movimentar quantias milionárias, em alguns casos por semana, espantando de vez a crise. O método assim referido é o BNI – Business Network International.

4 – Feedback

                Quem nunca, antes de comprar qualquer coisa não perguntou a algum amigo, se aquele produto é bom? Todos nós fazemos isso. Ter um pós-venda forte é certeza de que clientes continuarão sendo clientes e estes mesmos clientes se tornam defensores da marca (advogados da marca) e fazem referência para outros possíveis clientes. Este processo é para ser feito assim que a pessoa efetuou a compra de um produto/serviço, em média após 1 semana. Desta maneira saberemos como foi a experiência do cliente. Podendo assim analisar, qual a área da empresa precisa de um melhor cuidado para que os erros sejam cada vez menores.  E fique certo de uma coisa erro sempre vai ter, nós somos humanos, temos que correr atrás de minimizá-los para que eles sejam apenas uma parte do processo, e não o motivo de falência.

5 – Processos internos

                É chato falar nisso, mas muitas empresas pecam por causa de uma má gerência por parte da sua diretoria. Não basta saber de tudo e querer fazer de tudo. É preciso saber delegar poderes para que aquela pessoa possa liderar sua equipe com “carta branca”.

                O empresário não vai deixar de ser menos gestor se fizer isso. Pelo contrário. Ele começará a ter mais tempo para analisar a onde está a falha, e desta forma possa corrigi-la o mais rápido possível.

 

 

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Thiago Alves

Thiago Alves

Graduado em publicidade pela UNICAP e pós graduado em Gestão de Produção e Qualidade pela UNIVERSO. Atua no ramo de marketing á 8 anos,, já passou por empresas da área de TI e algumas agências da cidade como comercial, atendimento, redator, mídia e planejamento. Casado com Aline, Pai de João Pedro e pelo SPORT TUDOOO!!!!!!!