Blog – expoLAB

A Comunicação Digital que dá “vida” aos objetos. Conheça IoT: Internet das Coisas

A Internet das Coisas, mais conhecida pela sigla IoT (do inglês Internet Of Things), está em alta no ambiente tecnológico. Trata-se da comunicação entre aparelhos físicos via internet, com o objetivo de executar uma função sem a intervenção direta do ser humano. Essa troca se dá através de sensores inteligentes que captam os dados para uma rede. Se o objeto é eletrônico, ele tem potencial para ser integrado ao mecanismo. Resumidamente, o usuário pode programar a ação que o sistema deve adotar em uma determinada situação.

Essa é uma nova fase na Internet. Os dispositivos inteligentes interagem entre si e conosco, facilitando nosso cotidiano. É tão habitual que, muitas das vezes, não percebemos, e utilizamos sem muito esforço. Por exemplo, relógios “smart” conectados ao celular para contabilizar e analisar o batimento cardíaco em tempo real, resultando em  relatórios sobre a sua saúde diretamente no aplicativo. Os objetos que podem reagir a sua presença, como os sensores de uma lâmpada no corredor de um prédio. A conexão do smartphone com o carro, para receber chamadas telefônicas no visor do automóvel. Além disso, algumas cidades já possuem sensores para monitorar a temperatura, umidade e qualidade do ar, para ajudar na previsão do tempo. 

Este conceito abrange muito mais do que os aparatos com os quais convivemos diariamente. É o grande responsável pela Indústria 4.0, na qual,  uma verdadeira transformação para o digital conecta todas as áreas automatizando o ciclo da produção. Na Agricultura por exemplo, as máquinas fazem a leitura do solo para averiguar se é necessário a irrigação. Então, a antena recebe as indicações e as envia para a nuvem do computador. A partir daí, a terra é irrigada automaticamente caso a central de controle obtenha essa informação.

Privacidade e Segurança no Cenário de IoT

Cá entre nós… O futuro já começou! E com a onda de avanços tecnológicos surgem também as dúvidas. Qual o preço a pagar pela facilidade que a conectividade nos traz? É um desafio que diz respeito à segurança de dados armazenados, coletados e tratados. Ainda não há um protocolo padrão para Internet das Coisas, ou seja, cada fabricante desenvolve um protocolo de segurança da maneira que quer. Quanto mais compartilhamento, mais estamos expostos aos riscos. O que os consumidores podem fazer para garantirem que suas informações irão permanecer seguras? Antes de tudo, é preciso saber quais dados serão compartilhados, e se o objeto inteligente possui criptografia para assegurar que apenas o dono tenha acesso aos dados. Tudo que é utilizado moderadamente e cautelosamente pode trazer bons resultados. 

O Mercado muda e as Empresas também

No meio corporativo, ao invés de isolar-se da realidade digital e, excluir as oportunidades, é importante estudar as novidades do mercado para ter sucesso na instalação de ferramentas. Um exemplo válido, é a Revolução Industrial, que mudou a maneira da sociedade produzir/consumir, e além disso, criar processos mercadológicos e investir neles. Naquela época, era uma transformação e tanto.  As fábricas que não aderiram às máquinas industriais faliram, perderam tempo e dinheiro. É muito importante adaptar-se ao NOVO, desde que haja pesquisa, planejamento e cuidado na implementação. As empresas estão mais atentas às possibilidades para fazer uso dessas estratégias modernas e melhorar cada vez mais seus serviços. Inúmeros são os segmentos que podem ser impactados por IoT. Entretanto, é importante permanecer de olho na evolução deste setor e na proteção das informações.
Apesar disso, a Internet das Coisas nos permite a expansão da inteligência e fomentação da inovação, e merece nossa atenção. 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Avatar

Camila dos Santos Souza

Estudante de Jornalismo apaixonada pela escrita. Escrevo principalmente sobre a área de comunicação, esportes e empreendedorismo. Buscando novos conhecimentos e caminhos através do Jornalismo, para contribuir com a verdade perante a sociedade.

2 thoughts on “A Comunicação Digital que dá “vida” aos objetos. Conheça IoT: Internet das Coisas

  • Avatar
    17/09/2019 at 23:59
    Permalink

    Ótimo texto Camila parabéns!!
    Temos que nos atualizar com a revolução 4.0

  • Avatar
    17/09/2019 at 16:41
    Permalink

    Utilizo essa tecnologia no dia a dia e não percebi o quanto ela agrega e facilita minha rotina. Como diz no texto, estamos habituados com a internet, qualquer conectividade nova se torna familiar de maneira natural. Gostei do tema, muito bom!

Comments are closed.