Blog – expoLAB

Tipografia: do papel ao digital

A tipografia sempre foi tratada com cuidado em livros, revistas, sinais de trânsito, cartazes etc, porém acabou migrando para o mundo digital, assim como muitas outras coisas. Nela, enxergamos a arte na escrita, a qual configura os textos de forma gostosa de se ler. 

Atualmente designers gráficos, web designers e criadores de fontes têm a função de elaborar letras criativas, trazendo um toque a mais nos textos que lemos na web. Afinal de contas, você sabe quais são os grupos de fontes? Existem três classificações, sendo: com serifas, sem sefiras e cursivas. 

COM SERIFAS: o grupo tem como característica a presença de semi-estruturas (carinhosamente conhecidas como “tracinhos”) nas letras. Um exemplo é a fonte Times New Roman. Não bastando, nessa classificação há os tipos: humanista, transicional, moderno e egípcio, cada qual com seus detalhes.

Palavra serifada (Foto: Reprodução/internet)

 

SEM SERIFAS: a classificação é o contrário da primeira, ou seja, não apresenta traços nas letras. Uma fonte clássica é a Arial. Além dos tipos humanista e transicional, existe o geométrico.

 

Palavra sem serifa (Foto: Reprodução/internet)

 

CURSIVAS: esse é o grupo dos frufrus, no qual a criatividade é usada e abusada. As fontes cursivas são encontradas facilmente em convites, assemelhando-se à escrita humana. Ou seja, à “letra de mão”. 

 

Palavra em fonte cursiva (Foto: Reprodução/internet)

 

É só isso? Não! A tipografia é mais complexa do que parece, pois trabalha detalhadamente com o corpo das fontes, eixos, algarismos, famílias de letras e muito mais. 

Ok, mas qual é a importância da tipografia para o mundo digital? Mesmo na net é possível dar expressão àquilo que é escrito e deixar sua marca, de forma que fique na cabeça dos leitores. Dependendo do assunto tratado, a originalidade colabora com o sucesso de quem está por trás disso. Portanto, se você trabalha pela internet e quer dar um upgrade no job, fique atento às fontes usadas.

Ficou curiosx? Para mais detalhes sobre o assunto, confira o site: https://www.chiefofdesign.com.br/tipografia/

 

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda


Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos


Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Leticia Nogueira

Leticia Nogueira