Blog – expoLAB

Redação Publicitária: Aprenda a usar adjetivos ao seu favor

Adjetivos são uma classe de palavras que serve para dar características aos substantivos, quer eles estejam posicionados de modo independente na oração ou complementando verbos transitivos, na condição de objeto. Mal colocados ou ignorados, os adjetivos prejudicam o texto. No entanto, quando são bem utilizados, eles têm o poder de criar efeitos de sentido interessantes no leitor e passar a impressão desejada acerca do produto que estamos promovendo. 

Um texto publicitário que não possua adjetivos tem menos eficiência do que um que os utiliza, pois as palavras que têm a função de qualificar substantivos ajudam não apenas a prender a atenção de quem ler mas também a causar a impressão desejada sobre o produto ou serviço oferecido. Veja o exemplo a seguir: 

 

“Já pensou em pedir comida em casa sem precisar fazer ligações? Baixe nosso aplicativo!”

 

Este texto, em um anúncio, provavelmente não atrairia muita atenção das pessoas que o vissem, devido à falta de adjetivos para agregar valor ao produto na mente dos consumidores em potencial. Compare-o com o próximo exemplo, que contém adjetivos, e perceba a diferença:

 

“Já pensou em pedir comida em casa sem precisar fazer ligações? Nosso app proporciona uma experiência simples e prática para seu serviço de delivery através do celular!”

 

Mais importante que simplesmente usar, é importante saber posicionar e dosar a quantidade de adjetivos utilizados no texto para que ele não se torne exaustivo, fazendo os leitores perderem o interesse pelo seu conteúdo. Um texto em que os adjetivos não estejam bem conectados ao substantivo e se referindo ao produto que desejamos promover, por exemplo, não será interessante. 

Usar muitos adjetivos (mais do que dois) para o mesmo substantivo é ruim, pois tira a fluidez da leitura, tornando-a cansativa. A repetição da mesma palavra com uma frequência muito grande também cansa, o ideal é encontrar adjetivos que possam servir de sinônimos para expressar a mesma ideia.

Imagem do Pixabay https://pixabay.com/pt/photos/l%C3%A1pis-notas-mastigado-bola-de-papel-1891732/

 

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda

Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos

Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Lara Tôrres

Lara Tôrres

Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco em 2019 com atuação em assessoria de imprensa, reportagem e curso de Marketing Digital pela ExpoLAB