Blog – expoLAB

WhatsApp bane contas por uso de bots e propagação de notícias falsas

Um ano depois das eleições 2018, o WhatsApp anunciou o banimento de 1,5 milhão de contas do aplicativo em todo o mundo. A expulsão foi porque nessas contas havia o uso de bots (robôs que se passam por usuários) e a propagação de fake news, além do discurso de ódio.

O WhatsApp pertence ao Facebook, que desde o ano passado está num esforço permanente para coibir a disseminação de falsas informações dentro de suas plataformas, como Instagram, WhatsApp e o próprio Facebook. Esse esforço já trouxe resultados, como a derrubada de uma rede de disseminação de notícias falsas e discurso de ódio na Europa.

Usuários das redes sociais devem tomar certos cuidados para não serem enganados por notícias falsas. Veja a seguir como devemos proceder nesses casos:

1 – Observe se o título é chocante
2 – Avalie se não há erros de português
3 – Pesquise se saiu em algum portal nacional de notícias, jornal ou TV
4 – Procure saber se a notícia não é antiga, apesar de verdadeira
5 – Veja se há apelos de “Compartilhe urgentemente esta notícia”
6 – Se você tiver alguma dúvida, por menor que seja, não compartilhe

Mesmo assim, não precisamos temer as redes sociais. Podemos usá-las a nosso favor, inclusive para os compromissos profissionais. O curso de Social Media mostra exatamente isso, de que maneira Facebook, Instagram e outras redes sociais podem ser nossas ferramentas de trabalho. Saiba mais: https://www.expolab.com.br/social-media.php

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *