Blog – expoLAB

A nova forma de criar conteúdo: os podcasts

O podcast é o formato de conteúdo que cai cada vez mais no gosto dos brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope recentemente, entre os cerca de 120 milhões de internautas brasileiros, 40% já escutaram algum podcast. Esse tipo de rádio digital surgiu no Brasil em 2004 com o Digital Minds, o primeiro podcast brasileiro.

A ascensão dos podcasts está diretamente relacionada com a mudança no hábito de consumo das pessoas, que possuem cada vez menos tempo para consumir informações. Nesse cenário, surgem os podcasts como um tipo de mídia acessível para ouvir no trânsito, no caminho para o trabalho, no almoço, em casa, ou seja, em qualquer lugar.

Para criar um bom podcast para o seu negócio é sempre importante entender e executar alguns passos.

Fica por dentro:

Escolha um bom tema
Por mais que você tenha conhecimento em vários assuntos é sempre bom focar em apenas um tema para detalhá-lo e entregar um conteúdo que realmente agregue valor para o público.

Defina os participantes
Um convidado pode enriquecer ainda mais o conteúdo. Mas, para que a conversa flua naturalmente, o ideal é decidir antecipadamente se o podcast vai seguir o formato de entrevista, debate ou didático.

Separe os equipamentos e roteiro para gravação
Para que o resultado podcast seja satisfatório, é necessário alguns investimentos e cuidados: um bom microfone, ambiente silencioso e um roteiro organizado com os principais tópicos e anotações. Assim você evita trabalhos exaustivos na edição.

Tenha cuidado com a dicção e o tom de voz
Como um podcast é uma mídia apenas de áudio, os usuários precisam entender bem o que está sendo dito, por isso os locutores precisam ter boa dicção e bom tom de voz. O ideal é sempre fazer alguns exercícios vocais e treinar antes de gravar.

Edite o material
A edição é fundamental para remover partes desnecessárias, como longas pausas e momentos em que o locutor erra alguma informação. Nessa etapa você também pode incluir trilhas sonoras e vinhetas. Nada muito longo, pois o material precisa ser objetivo.

Publique e divulgue
Nesta última etapa você apresenta seu trabalho ao mundo. Atualmente as duas principais plataformas de hospedagem de podcasts são a Soundcloud e o Ancho. Para escolher em qual publicar, você pode levar em consideração a facilidade de cada uma delas. Em relação à divulgação, utilize também as redes sociais e seu blog próprio.  E o mais importante: você deve levar em consideração os canais mais acessados por seu público para, assim, atingir
a audiência desejada.


CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB

Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda
Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas

Avatar

Roseane Gomes

Jornalista e pós-graduanda em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais. Gosto de produzir conteúdo para mídias online e offline; fotografar e revisar texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *