Blog – expoLAB

De Igual pra Igual: ONU premia propagandas que derrubam estereótipos de gênero

A ONU Mulheres, braço feminino da Organização das Nações Unidas, promoveu a premiação “De Igual para Igual”, a fim de enaltecer trabalhos publicitários de toda a América Latina. O Grupo Boticário em parceria com a agência So What, trouxe a campanha “com você eu jogo melhor” foi a segunda colocada. Na ação, a perfumaria incentivava o público a parar suas atividades e assistir os jogos da seleção feminina de futebol, durante a Copa do Mundo este ano.

A primeira colocada foi a campanha do sabão em pó Ariel, que veio com o mote #CompartilharNosFazMelhores. Os comerciais investiram na desconstrução de estereótipos presentes nas atividades domésticas, mostrando que isso não é coisa só das mulheres, pois as responsabilidades com a casa devem ser para ambos os sexos.

Os textos publicitários estão aí, não apenas para comercializar produtos, mas  principalmente vendendo desejos, necessidades e vontades, e por isso mesmo, as palavras acompanham a evolução do cotidiano das pessoas – isso podemos muito bem observar as campanhas ao longo dos anos, inclusive as que louvavam as mulheres que se dedicavam 100% aos afazeres do lar.

E aqui, na Expolab Escola de Economia Criativa, você aprende a unir palavras a desejos, sonhos e sentimentos, e usa desse talento para atrair clientes para seus produtos e serviços. Saiba mais: https://www.expolab.com.br/redacao-publicitaria.php

 

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo