Blog – expoLAB

Leitura: a matéria prima da Redação em evidência na TV e na Publicidade

Já havíamos falado que o merchandising ultrapassa cada vez mais limites (veja aqui: https://blog.expolab.com.br/2019/07/30/a-evolucao-do-merchandising-na-tv/) mas desta vez a causa é bem nobre. No capítulo de 10 de outubro, durante a novela Bom Sucesso, a personagem Paloma (Grazi Massafera) assiste a TV quando passa o comercial do Itaú, cujo tema é “Leia para uma criança”:

De imediato, entra o intervalo comercial e passa justamente a propaganda, que conta a história de Thompson, filho de uma catadora, que achou um livro no lixão, limpou-o e começou a ler para o menino, que começou a dar asas, ou melhor, foguetes à sua imaginação. O desfecho não poderia ser mais emocionante: hoje Thompson é estudante universitário nos Estados Unidos, para se formar como cientista.

Acabado o comercial, a novela volta imediatamente e Paloma chora emocionada ao ver o comercial (provavelmente ao mesmo tempo em que a audiência da novela). A personagem, uma costureira e mãe de três filhos, é fã da leitura e com o pouco tempo em que trabalhou com o editorialista Alberto Prado Monteiro (Antônio Fagundes), teve acesso a obras clássicas, como A Letra Escarlate e Othelo.

Ao conversar com a diretora do colégio, Paloma sugere que o Thompson faça uma visita à escola e mostre aos alunos o quanto a educação é fundamental para a cidadania. No capítulo do dia 11, Thompson conversou com os personagens por videoconferência.  Quem é fã das letras sabe o quanto a leitura faz a diferença na vida das pessoas.

Para um redator, seja ele jornalístico, acadêmico, científico ou principalmente, o publicitário, a leitura é a grande matéria-prima de quem redige. Ter uma bagagem cultural é imprescindível para quem escreve. E no curso de Redação Publicitária da Expolab, mostramos vários estilos de seduzir pela palavra, inclusive como o Texto Literário pode nos ajudar na hora do job,

Saiba mais: https://www.expolab.com.br/redacao-publicitaria.php

Taís Paranhos

Taís Paranhos

Jornalista, professora, redatora e produtora de conteúdo