Blog – expoLAB

Assessoria de Imprensa Especializada

Você já notou a diversidade de Assessorias de Imprensa? Para cada empresa, instituição, ONG, político, artista, celebridade… É um mercado extremamente vasto e este gigantismo é diretamente proporcional à sua importância. É tanta demanda que hoje há busca pela Assessoria de Imprensa Especializada.

Para compreender melhor a necessidade de uma Assessoria Especializada, vamos, antes, entender melhor sobre o que é uma Assessoria de Imprensa, seu papel e suas atividades:

A Assessoria de Imprensa é um setor focado na comunicação, seja ela empresarial, corporativa ou organizacional. Ela existe pela necessidade da divulgação social dos fatos, ideias e causas dos clientes nos veículos de comunicação. Sendo assim, quem seria o responsável para fazer a ponte de comunicação entre a empresa e o jornal, por exemplo? O Assessor (:

Créditos: Pixabay

É da Assessoria a responsabilidade da divulgação das atividades da empresa junto aos públicos internos e externos através dos veículos de comunicações locais, nacionais e internacionais, mediante interesse do público e da própria empresa assessorada. É ela que cria e mantém uma imagem positiva da opinião pública para com a empresa cliente. Dessa forma, é pela Assessoria que as empresas têm sua representatividade social fortalecida com o grande público, tornando-a fonte de informação procurada e respeitada em seu setor, além de lançar-se para o mercado ganhando adesão de novas pessoas.

É papel da Assessoria de Imprensa o relacionamento e abastecimento dos veículos de Comunicação Social com informações relativas ao assessorado via releases e sugestões de pautas, por exemplo. É necessária também a realização da avaliação das menções à empresa em todos os veículos (Tv, rádio, impresso, digital), o famoso Clipping e os relatórios enviados ao assessorado. O mailing-list com nomes e contatos de diretores, editores e jornalistas importantes para o tema focal da empresa, bem como o gerenciamento de crise, a definição de estratégias de comunicação, produção de fotos, produtos impressos, informativos e promocionais do cliente também é papel realizado pelas Assessorias.

Em poucas palavras, um Assessor de Imprensa é um profissional que mantém contato regular com as redações, conhece todos os profissionais responsáveis pela divulgação da notícia (como jornalistas e editores), seus interesses e a rotina de seus trabalhos. Sabe como funcionam os fluxos de produção e os horários de fechamento dos conteúdos veiculados nos veículos de interesse do cliente, como o jornal impresso, por exemplo.

Créditos: Pixabay

Ok! E por que existem Assessorias de Imprensa Especializadas em determinadas editorias? O que torna esse profissional mais indicado para gerir conteúdos?

Simples! Sabemos que cada segmento de mercado possui linguagens, técnicas e modos de funcionamentos diferentes. Também sabemos que a Assessoria de Imprensa é completamente responsável pela comunicação da empresa e precisa saber integralmente sobre a política de comunicação e de todas as diretrizes da mesma.

Sendo assim, quando a Assessoria já possui uma especialização, ela mostra que já adquiriu experiência na área e conhece os melhores veículos e contatos para o tema focal do segmento de mercado do seu cliente. O Assessor Especializado torna-se o mais indicado para gerir determinado segmento já que domina completamente o assunto.

CURSOS E PROMOÇÕES EXPOLAB
Saiba de nossas próximas turmas: http://www.expolab.com.br/agenda Conheça todas as áreas que atuamos: http://www.expolab.com.br/areas_cursos
Vagas de emprego e estágio: http://www.expolab.com.br/vagas”

Avatar

Giselle Cahú

Jornalista, fotógrafa, produtora de conteúdo que escreve uns poemas de vez em quando e adora contar histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *